10 passos para a escolha de uma nova agência de propaganda
02/12/15

A melhor relação entre agências, anunciantes, veículos de comunicação e demais parceiros do mercado é um dos objetivos da atuação do Sinapro/SC, alinhado às normas padrão do setor. Tanto que, em seus Encontros Regionais, eventos itinerantes nos quais reúne gestores e profissionais destas empresas em torno de temas relevantes, o Sindicato das Agências de Propaganda costuma promover reuniões setoriais e workshops.

Desta forma é possível identificar demandas locais que afetam estas relações e, assim, planejar a atuação do Sinapro/SC mais estrategicamente em cada região do estado. Estes Encontros são abertos para todos os profissionais e gestores de anunciantes, veículos de comunicação e fornecedores de serviços para as agências. Justamente porque a ideia é compartilhar conhecimento. Afinal, a informação é o melhor subsídio para a tomada de decisão, para as escolhas.

Por isso este conteúdo é tão importante para você e sua empresa. Quando um anunciante vai escolher uma agência, por meio de uma concorrência privada, o processo pode e deve ser conduzido com base em alguns preceitos que garantirão para ambos o melhor resultado. No Guia de Melhores Práticas, da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) com a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), estão os passos que esta escolha por uma agência deve seguir, abordando os aspectos a serem considerados.

1) Antes de tudo considere a possibilidade de restabelecer a relação que já possui com a agência atual. Ao partir para um processo de concorrência, busque o acompanhamento de uma consultoria para isso, se possível.

2) Se a mudança de agência for mesmo a melhor decisão, certifique-se de que todos os gestores da empresa endossam esta solução e inclua os tomadores de decisão no processo.

3) Envolva também os setores do jurídico de compras, do marketing e da comunicação no processo desde o início e não apenas na hora de preparar o contrato.

4) Agências devem saber se o cliente está com uma equipe preparada para conduzir o processo de concorrência. Buscar informações com as entidades representativas sobre as normas a serem seguidas e, se possível, ter um especialista para acompanhar o processo também é importante.

5) O anunciante deve, antes de começar a concorrência, verificar o contrato com a atual agência, sobre prazos de notificação e eventuais indenizações por término de contrato.

6) Pensar no sigilo do processo também é parte fundamental para o anunciante, visto que a atual agência poderá saber por outras fontes da sua intenção em buscar um novo parceiro. Então, esta é uma comunicação a ser planejada.

7) O cliente precisa ter um orçamento claro, além da concordância de todos os tomadores de decisão. O briefing tem de ser preciso, claro, com informações sobre o posicionamento da marca, objetivos da empresa e que tipo de atendimento espera obter, se este englobará toda a comunicação da marca ou alguma demanda específica.

8) Uma concorrência exige a dedicação de uma equipe das agências, então é preciso estabelecer uma remuneração para cobrir estes custos de participação das empresas no processo. Há outras formas de escolha de uma nova agência que podem não ser as concorrências, é bom conhecer as opções dentro das melhores práticas.

9) Agências participantes de uma concorrência e o cliente que fará a escolha devem acordar sobre uma possível cláusula contratual de confidencialidade do processo, por conta de direitos autorais e propriedade intelectual.

10) Ambos devem ter uma estratégia de divulgação para a imprensa, com sua área ou fornecedor de assessoria em comunicação para lidar com os jornalistas especializados na divulgação formal e em caso de gestão de crise durante o processo.

Agora que você já conhece esses passos indicados nas melhores práticas, que tal acessar a íntegra do Guia de Concorrências Privadas adaptado pelo Sinapro/SC a partir do conteúdo nacional para o mercado catarinense?




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