Campanha da ABAP e FENAPRO estimula a retomada da normalidade econômica
08/06/16

Campanha lembra que a publicidade é um dos principais instrumentos que as empresas têm para reagir em momentos difíceis

Com três anúncios, que serão veiculados por jornais e revistas de forma colaborativa, e ações digitais, a ABAP e a FENAPRO dão início a uma campanha, visando estimular a retomada da normalidade econômica.

"Como o que movimenta de fato a economia são os negócios feitos no dia-a-dia pelo conjunto das empresas que competem pela preferência dos consumidores, é essencial que elas utilizem os instrumentos que ativam suas vendas, entre os quais a publicidade sempre se destacou", pontua o presidente da ABAP, Orlando Marques.

Ele também lembra que "em épocas difíceis, de menor ritmo na economia, muitas delas se retraem e passam a operar apenas em termos defensivos, o que contribui para alimentar a espiral negativa, que afeta cada uma delas e o conjunto".

Foi pensando nessa situação e analisando o comportamento dos negócios em crises passadas, no Brasil e no mundo, que a ABAP e FENAPRO se uniram para demandar à Dentsu que criasse um esforço publicitário para ressaltar que o primeiro passo para voltar à normalidade econômica é adotar uma atitude ativa.

Inclusive porque a história prova que as empresas que se mantém atuantes em momentos difíceis enfrentam melhor esse período e tendem a sair dele em situação mais competitiva para aproveitar com maior vantagem os períodos seguintes, quando se registra aumento generalizado dos negócios.

"A campanha lembra que a publicidade é um dos principais instrumentos que as empresas têm para reagir em momentos difíceis, inclusive para aproveitar o fato de que diminui a competição pela atenção dos consumidores", afirma Gláucio Binder, presidente da FENAPRO.

Sobre a estratégia criativa da campanha, Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, comenta que "muitas vezes ficamos parados, esperando que algo aconteça. E esse ‘algo’ não acontece exatamente porque ficamos parados. Isso se aplica perfeitamente à vida empresarial. No mundo dos negócios, tomar novas decisões é sempre muito mais produtivo do que não tomar decisão alguma. As peças desenvolvidas procuram mostrar como a publicidade pode ajudar a enfrentar momentos difíceis e encontrar novos caminhos".

"E fazemos isso de duas formas muito claras, continua D’Andrea. Nos anúncios, abordamos o assunto através de analogias diretas com esportes. Nas redes sociais, partiremos para a prática, mostrando exemplos reais de cases de sucesso do nosso mercado, empresas que tomaram iniciativas diferentes durantes os últimos anos e obtiveram grandes resultados".

A ABAP e a FENAPRO estão entre as muitas entidades empresariais que se mostram confiantes nos novos rumos da economia brasileira e entendem que cabe às empresas, individualmente, estimular essa retomada dos negócios, que tem início justamente com a ação de cada player do mercado, que podem contar com a publicidade como uma das ferramentas mais acessíveis e efetivas para buscar essa ativação no curto prazo.

Com esta campanha, as agências brasileiras, que atendem de forma regular a dezenas de milhares de empresas anunciantes, passam a ter mais um sólido argumento para estimular seus clientes a aproveitar o momento para manter e incrementar seus investimentos em publicidade, que têm o potencial de gerar o aumento de vendas de que todos estão precisando.

Ficha Técnica

Título: Anuncie. E deixe a crise pros outros.
Anunciante: ABAP/FENAPRO
Peças: Anúncios (revistas e jornais) e Redes Sociais

Agência: Dentsu Brasil
Diretor Geral de Criação: Mario D'Andrea
Direção de Criação: Filipe Cuvero
Diretor de Arte: Filipe Cuvero
Redator: Mario D’Andrea
Vice Presidente de Operações e Negócios: Mauro Rabello
Atendimento: Rodrigo Rosseto
Ilustração: Caio Belim
Aprovação Cliente: Orlando Marques, Glaucio Binder e Rafael Sampaio.

Sobre a Abap

Fundada em 1º de agosto de 1949, a Abap defende e divulga os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Está presente em todos os Estados do País e é a maior organização do setor na América Latina. Suas associadas são responsáveis por 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando um universo de 3.200 profissionais e 4.100 clientes.

Dentre as realizações da Abap estão a co-fundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), do Instituto Palavra Aberta de Liberdade de Expressão, do Fórum de Produção Publicitária e do Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC). Além disso, a Abap inspirou a lei 4680/65, conhecida como a Lei da Propaganda, e foi responsável pela realização de quatro Congressos Brasileiros de Publicidade e do 5º Congresso da Indústria da Comunicação. A entidade também contribuiu de forma decisiva para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas.

A associação é sister association de duas importantes entidades: Associação Americana de Agências de Publicidade (AAAA) e Associação Europeia de Agências de Comunicação (Eaca). A Abap também é entidade fundadora e integrante da Confederação da Publicidade dos Países de Língua Portuguesa (CPPLP), com sede em Lisboa.

Abap – Informações à imprensa

Fidata Comunicação Corporativa
[email protected] /(11) 98145 3876

Sobre a Fenapro

A FENAPRO - Federação Nacional das Agências de Propaganda é a entidade que representa a atividade publicitária brasileira. Congrega Sindicatos de Agências de Propaganda de todos os estados brasileiros, que, por sua vez, representam as agências de propaganda. A Fenapro atua na defesa dos direitos e interesses das agências, na valorização dos seus profissionais e da propaganda, na defesa da liberdade de expressão comercial, no cumprimento das Normas-Padrão e da legislação da atividade publicitária, no estímulo à adoção das melhores práticas e em prol do desenvolvimento da indústria da comunicação.

FENAPRO - Informações à imprensa

GPCOM Comunicação Corporativa
Débora Ferreira ([email protected])
Mariana Ferreira ([email protected])
Giovanna Picillo
Fone (11) 3129-5158

Sobre a Dentsu Brasil

A Dentsu Brasil é hoje uma das principais agências de publicidade do grupo Dentsu Aegis Network. Liderada pelo CCO Mario D’Andrea, a empresa acredita na tecnologia como ferramenta para inovar e transformar a vida das pessoas e das marcas. Afinal sua assinatura é Good Inovation. A total integração das suas diferentes áreas e profissionais de sua rede resulta em um trabalho criativo que oferece de forma convergente alta qualidade em todas suas disciplinas.  Em poucos anos, a Dentsu tem uma larga carteira de clientes internacionais e brasileiros como: Toyota, Nissin, Arteris, Ajinomoto, Canon, FLC, Sonda, Teachers, Hitachi, Salonpas e outros.

Dentsu - Informações à imprensa

Roberta Freitas
[email protected] / (11) 5502.5446



Voltar
login

Contribuição sindical

Para gerar a guia do recolhimento de contribuição sindical clique aqui .
 
NEWSLETTER