A Abap está lançando, em parceria com a ESPM um porta l que tem como principal objetivo difundir o conceito de sustentabilidade no âmbito das agências, colaborando para que elas tenham maior e mais apurada visão sobre impactos socioambientais. Por meio do portal, as agências – bem como seus clientes, fornecedores e parceiros – poderão fazer sugestões e críticas sobre as práticas sustentáveis. Dentre as questões que contribuirão na auto-avaliação estão o monitoramento de energia, processos de produção e melhorias no ambiente de trabalho, além de incorporação de princípios éticos e a discussão sobre campanhas voluntárias para comunidades do entorno das agências. Segundo Luiz Lara, presidente da Abap, “os indicadores auxiliam a enxergar com clareza como são as práticas atuais das agências e como elas poderão ser aperfeiçoadas nas relações com colaboradores, fornecedores e clientes, além de auxiliar numa melhor avaliação dos impactos do produto da agência na sociedade”.
Todos os indicativos presentes no ambiente online foram testados em agências que se voluntariaram para contribuir com o trabalho em todas as regiões do País. A intenção é disponibilizar uma ferramenta para que as operações se auto-avaliem e possam comparar seus resultados com a média do setor, visando uma possível evolução.Há uma segunda fase idealizada para o projeto, composta por uma rodada técnica marcada para agosto e envolvendo representantes da cadeia produtiva da comunicação, governo e sociedade civil. “A partir dessa análise, delinearemos os indicadores e eles passarão a ser utilizados como uma ferramenta que tornará a publicidade ainda mais sustentável”, avalia Lara. Os indicadores estarão disponíveis no formato de uma cartilha que será disponibilizada no site da Abap.
A entidade também pretende, de acordo com seu presidente, incentivar as agências a disseminarem práticas sustentáveis nas mensagens publicitárias, colaborando com a educação da população em relação ao tema. “Isso ocorreu no passado, com o creme dental, e pode acontecer hoje em relação à preservação ambiental e ao respeito à diversidade. Afinal, foi a propaganda que ensinou os brasileiros a escovarem os dentes e a mostrar a importância deste bom hábito para a saúde”, relembra Lara. "A propaganda tem o mérito de trazer para o cotidiano as questões que estão em pauta na sociedade. “Vivemos na Era da comunicação e do conhecimento e uma das missões da propaganda moderna é traduzir, numa linguagem simples, esse conceito de sustentabilidade, mostrando que ele está por trás dos hábitos diários das pessoas. A iniciativa ajudará a mostrar o valor social da propaganda”.
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