[caption id="attachment_2694" align="alignleft" width="180" caption="Luiz Lara"] [/caption]
Luiz Lara foi eleito para um novo mandato na presidência da Abap.A nova gestão começa neste mês de maio e se encerra no mesmo mês de 2013. Uma das suas principais lutas será pela rentabilidade das agências e, consequentemente, do modelo brasileiro de publicidade, em sua opinião, adequado à globalização devido à integração de disciplinas como criação, planejamento, mídia e atendimento. “Sem rentabilidade não há talento, não há propaganda que faça diferença”, enfatiza Lara, que é presidente da Lew’LaraTBWA. Lara promete articular a realização do V Congresso Brasileiro de Publicidade no ano que vem.Os vice-presidentes eleitos na chapa liderada por Lara são Armando Strozemberg (Euro RSCG Contemporânea), Bob Vieira da Costa (novaS/B), Antonio D'Alessandro (DCS net) e Antonio Lino Pinto (Talent). A diretoria, é composta por Antonio Fadiga (Fischer+Fala!), Otto de Barros Vidal (holding PPR), Paulo Zoega Neto (QG), Clóvis Speroni (Agência 3) e Severino Queiroz Filho (Ampla). Os capítulos regionais também elegeram seus presidentes. Em Santa Catarina a entidade será presidida por Daniel Araújo (D/Araújo), contando com Christiane Hufenüssler (CMC Central) como Diretora de Relações Interassociativas e Rosa Estrella (Fórmula) como Diretora Administrativa e Financeira.
Qual é a sua motivação para um segundo mandato na Abap?
Estou muito motivado para um novo mandato na instituição.
Quando será a posse ou não será necessária por ser reeleição?
Não haverá cerimônia de posse.
Como o modelo brasileiro se insere na globalização? Como a Abap contempla as questões regionais do mercado ?
O modelo brasileiro de agências de publicidade está se mostrando o mais adequado diante do desafio de integrarmos - a partir de uma grande ideia - as diversas plataformas de mídia. O Brasil hoje é mercado chave para marcas globais e o modelo brasileiro vem sendo adotado por todas as agências multinacionais, nacionais e regionais, sempre ancorado no Cenp, garantindo o crescimento e a qualidade criativa da propaganda brasileira. Sem rentabilidade não há talento, não há propaganda que faça diferença. E quanto ao fortalecimento regional - vide o sucesso do recente evento "Nordeste. A bola da vez",- vamos continuar prestigiando a descentralização do crescimento econômico do Brasil, com o emponderamento dos mercados regionais. Temos 18 escritório regionais da Abap fortes, atuantes que farão os seminários de melhores práticas de mídia, os seminários das boas práticas da Lei 12232, dentre outras iniciativas locais sempre no sentido de valorizar a gestão das agências locais/regionais associadas à Abap.
Qual a prioridade da indústria da comunicação nesse momento?
Nossa gestão representa a continuidade de um trabalho de valorização do papel das agências de propaganda como construtoras de marcas, emuladora de ideias, que conectam pessoas, desenvolvem empresas, produtos e serviços, criando riquezas, empregos e impostos. Nossas bandeiras continuam sendo a defesa do modelo brasileiro de agências de publicidade alicerçada no Cenp e a defesa da liberdade de expressão comercial ancorada no Conar. Vamos focar nesta nova gestão cinco grandes ações de revalorização da essência do nosso negócio:
1) a nossa capacidade criativa de contar histórias, de criarmos grandes ideias que, com ética e responsabilidade, constroem estratégias de comunicação integradas memoráveis posicionando marcas e alavancando as vendas. Por isso vamos desenvolver o evento "Story Tellers" agora, no próximo dia 9 de junho com a participação de grandes publicitários, anunciantes e de grandes contadores e criadores de historias como Silvio de Abreu e João Ubaldo Ribeiro. Temos que valorizar nosso talento e a força das nossas ideias criativas, E deixar claro que sem rentabilidade não tem propaganda que faça diferença.
2) o aperfeiçoamento na gestão do modelo brasileiro de agências de publicidade, alicerçado no Cenp, com o crescente investimento e emponderamento de todas as áreas e profissionais das agências - de atendimento/planejamento/mídia/criação/produção e administração/finanças. Especificamente na área de mídia cumpre destacar que vamos realizar seminários em todo o Brasil, em parceria com o Grupo de Midia, para atuarmos efetivamente na certificação dos profissionais de mídia, na compra de mais pesquisas de mídia, na utilização de novos otimizadores de mídia e no aperfeiçoamento da capacidade de planejamento e negociação da mídia. E valorizar a vantagem da atuação integrada da mídia com as áreas/profissionais de criação, atendimento e planejamento porque estamos, cada vez mais, utilizando as novas plataformas desta nossa era digital para criarmos novas experiências e conexões com os diversos públicos alvo com os quais as marcas de nossos clientes devem se relacionar.
3) vamos continuar promovendo seminários para disseminarmos as boas práticas da Lei 12 232, que representa grande evolução nas licitações públicas. Vale lembrar que esta Lei reconhece a necessidade das Agências serem certificadas no Cenp, define a escolha meritocrática das agências pela melhor proposta técnica, legitima a prática de incentivos exclusiva entre agências e veículos.
4) vamos lançar os Indicadores de Sustentabilidade na Comunicação numa parceria da Abap com a Escola Superior de Propaganda e Marketing. O hot site com o conteúdo já esta entrando no ar para um debate aberto e, posteriormente, a realização de audiências públicas. Hoje as empresas estão buscando a competitividade sustentável e cabe a propaganda disseminar as boas práticas na gestão das marcas, sempre equacionando os recursos sociais, econômicos, ambientais e culturais. Depois vamos lançar o Prêmio Abap de Sustentabilidade premiando os melhores cases integrados de comunicação que divulgaram a gestão sustentável das marcas.
5) vamos lançar o Guia de Melhores Práticas para as concorrências buscando, junto às agências associadas à Abap, a aceitação de boas práticas nas concorrências privadas. Faremos inicialmente um período de experiência de seis meses nos capítulos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Vamos realizar no segundo semestre um seminário pela liberdade de expressão comercial com a ativa participação Frente Parlamentar de Comunicação comandada pelo Deputado Milton Monti. E sempre respeitando o Código de Ética do Conar.
A indústria da comunicação, que movimenta cerca de R$ 120 bilhões por ano, vai realizar o V Congresso?
Estamos alinhavando com o Forcom (Fórum Permanente da Comunicação) para convocarmos o V Congresso Brasileiro de Publicidade em maio ou junho de 2012. (Paulo Macedo ! Propmark | Foto Arthur Nobre)
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