Com o objetivo de incentivar a produção publicitária responsável e o consumo sustentável, a Abap anunciou durante reunião da executiva nacional da entidade, o lançamento dos “Indicadores de Sustentabilidade da Propaganda Brasileira”. A Abap pretende com essa iniciativa criar um ranking nacional de sustentabilidade entre as agências, incentivando a adoção dessas práticas positivas. “Vai ser um debate público e democrático”, disse Luiz Lara, ao citar todo o processo de aprovação desses indicadores. Quando estiverem concluídos, os indicadores de sustentabilidade serão um conjunto de parâmetros e diretrizes para que as agências de publicidade possam adotar práticas sustentáveis em suas atividades e mensurar seu grau de envolvimento nessas ações. Permitirão, na prática, que as agências façam uma auto-avaliação sobre suas práticas internas e junto a seus clientes, parceiros e fornecedores. E vão estimular as agências a colocar os impactos socioambientais em pauta na hora de criar um anúncio, de discutir um planejamento, de definir um mapa de mídia e até no momento de contratar um fornecedor.
A entidade pretende ainda lançar o “Prêmio Abap de Sustentabilidade”, com o objetivo de estimular as agências a participarem desses processos com investimentos de responsabilidade social junto à comunidade. Haverá duas categorias: uma só para as agências de publicidade e uma para a agência em conjunto com o cliente. No início de abril será lançado um hotsite com o resultado do trabalho inicial entre a Abap e a ESPM em que foram listados 22 indicadores de sustentabilidade. Pelas quatro semanas seguintes serão recebidas sugestões e críticas da sociedade. Após essa fase serão realizadas rodadas técnicas presenciais com representantes de agências e de veículos. Após todos esses fóruns de discussão haverá a redação final dos índices. Os indicadores iniciais, que receberão sugestões e críticas nas próximas semanas, levantam questões como: monitoramento do gasto de energia das agências, incorporação de princípios éticos, se há campanhas voluntárias para comunidades do entorno das agências, entre outras. Segundo Marcelo Diniz, um dos responsáveis pela criação desses índices, a iniciativa ajudará a mostrar o valor social da propaganda.
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