A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu retirar-se da discussão específica da publicidade de alimentos direcionada ao público infantil. Há quase um ano, a Unidade de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda e Publicidade do órgão planejava uma audiência pública que visava estabelecer novas diretrizes para a veiculação de comerciais e anúncios de alimentos - sobretudo, para aqueles destinados às crianças.
A atenção da Anvisa concentrava-se sobretudo nas campanhas de alimentos e guloseimas pouco saudáveis. De acordo com o órgão, era necessário rever se o apelo utilizado pela publicidade não estaria contribuindo para um estímulo ao consumo de guloseimas e itens pouco saudáveis - o que, segundo os índices de saúde nacional, vinha resultando no aumento da obesidade e do sedentarismo infantil.
Na ocasião, a revisão da publicidade direcionada às crianças fazia parte de uma proposta maior que, planeja abrir a discussão acerca da postura e dos motes das campanhas de alimentos. Depois desse período, porém, a Anvisa mudou o discurso, afirmando que não há a necessidade de se criar regras específicas para a publicidade de alimentos infantis, uma vez que os próprios anunciantes já se prontificaram a manter um controle dos comerciais e anúncios direcionados aos pequenos.
Ainda no ano passado, pouco tempo depois de a Anvisa ter levantado a questão, diversos fabricantes de alimentos - como a Nestlé, por exemplo - começaram a manifestar, publicamente, uma nova postura acerca da publicidade infantil. Algumas empresas assinaram acordos de não-veiculação de propaganda de alimentos que fosse direcionada diretamente às crianças e prometeram uma maior cautela na divulgação de itens do universo infantil.
A partir de agora, então, a resolução que iria regular a publicidade de alimentos voltada especificamente às crianças, foi retirada por completo da proposta da Anvisa. O assunto polêmico também ganhou bastante força por conta das entidades de proteção ao consumidor e da ala infanto-juvenil, que se posicionavam contra qualquer forma de publicidade alimentícia direcionada ao público infantil e jovem. (Com informações da Folha de S.Paulo)
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