Pesquisa para entender as mudanças no comportamento de consumidores de canais de televisão e novas mídias de oito países foi divulgada nesta semana pela consultoria Accenture. Foram sete mil entrevistas, realizadas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Brasil e México. Os resultados mostram que mais de 95% dos entrevistados assistem à TV toda semana e 85% acompanham mais de quatro canais diferentes. Outro ponto de destaque é que no Brasil e no México os adultos jovens são mais propensos a verem vários conteúdos em dispositivos móveis, enquanto os americanos são os mais reticentes. No Brasil, os homens ainda são mais interessados que as mulheres em assistir à programação ou receber notícias de forma móvel.
Os consumidores com menos de 25 anos são os mais dispostos a mudarem a maneira de receber conteúdos. Nessa faixa etária, eles são mais insatisfeitos com as opções atuais da TV e preferem assistir programação sob demanda, além de escolherem o dispositivo no qual querem receber a informação para atender melhor a sua necessidade. Assim, optam por acompanhar as notícias pelo celular, enquanto escolhem ver a programação da TV também no computador pessoal. Na pesquisa ainda ficou demonstrado que os consumidores do Brasil são os mais insatisfeitos com o formato atual da televisão, apontando a falta de interatividade como um dos principais fatores. Isso mostra que quanto mais as pessoas têm chance de ver e experimentar novas oportunidades de consumo, mais elas ficam descontentes com as experiências tradicionais de mídia, buscando receber conteúdos de outra forma.
A pesquisa mostra ainda que três em 10 adultos, dos oito países pesquisados, assistem ao conteúdo de TV por meio de dispositivos alternativos. Além disso, o estudo indicou que os consumidores do futuro são mais leais aos programas que às emissoras.
Outros dados do mercado brasileiro:
- 26% dos brasileiros assistem a mais de seis canais em uma semana e 24% acompanham mais de oito programas diferentes;
- 17% utilizam canais alternativos para receber conteúdo, o que inclui notícias, esportes e filmes;
- Quando perguntados se gostariam de ver conteúdos diferenciados em dispositivos móveis ou celulares, 51% dos brasileiros responderam que sim, ficando atrás apenas dos mexicanos em 64%.
Deixe seu comentário