Acho que pode ser útil e educativo conhecer como funciona a cabeça de um cliente na hora de trocar de agência. Esta entrevista com Zeca Vieira, diretor de marketing da SulAmérica Seguros, foi publicada pelo PropMark . Alguns trechos:
"Depois de seis anos trabalhando com a MPM Propaganda, a SulAmérica Seguros decidiu iniciar processo de concorrência que vai eleger novo fornecedor desse serviço na empresa. Segundo Vieira, a revisão não está relacionada a qualquer entrevero com a MPM, “mas estava na hora de fazer uma reavaliação da relação”.
O que a empresa espera da sua nova agência?
Que faça uma entrega positiva de planejamento estratégico, que ofereça boas ferramentas para controle e monitoramento de mídia e, também, muita criatividade. Porém, estamos olhando com muita atenção as ações de planejamento que cada vez mais têm que dar uma contribuição mais estratégica no processo de comunicação dos clientes. Ter uma agência que nos ajude e que some nessa disciplina é fundamental. Por quê? Para nos diferenciar no cenário. Repito, temos um exemplo dentro de casa que é o case da Radio SulAmérica. Antes fazíamos campanhas e mais campanhas de mídia e quem ganhava era a concorrência, especialmente o líder do segmento de seguros de automóveis. Com a rádio, conseguimos nos diferenciar na comunicação com os nossos clientes e com o público em geral.
Como ficou a percepção da marca após essa ação?
Tornou-se mais significativa em automóveis e passou a ser a segunda marca mais lembrada do segmento. Antes oscilávamos entre a quinta e sexta posições. Esse desempenho foi fruto de planejamento detalhado e focado em quanto poderíamos nos diferenciar. Por esta razão, a agência que vencer a concorrência terá a responsabilidade de oferecer novas ferramentas de mídia, integrar os processos de comunicação como um todo, assim como entender melhor o consumidor e fazer uma comunicação adequada para ele. Na média, a maioria das agências tem uma boa oferta criativa. Portanto, elegemos o planejamento, retorno e a compra de mídia como pilares principais.
Os anunciantes estão cobrando mais retorno sobre investimentos. Como é a visão da SulAmérica sobre esse tema?
Vejo isso como de extrema importância para os profissionais de marketing e das agências de publicidade. Vivemos em um cenário no qual os investidores e acionistas estão mais preocupados com ROI (Retorno sobre Investimento) a curto e médio prazos. Portanto, não dá mais para que as agências continuem gastando parte significativa das verbas sem ter bons indicadores sobre investimentos. Não é um assunto simples. Temos que ter mais indicadores. Na SulAmérica estamos revendo esses indicadores. Além da lembrança da marca, estamos monitorando consideração pela marca e, também, preferência da marca. Essas informações são fundamentais para a avaliação da força das marcas."
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