O Cenp já tem em estágio avançado o BUP (Banco Único de Preços), sistema que tem como objetivo reunir as tabelas de preço do maior número possível de veículos atuantes no mercado brasileiro. O projeto já estava em desenvolvimento há cerca de um ano e ganhou força após a realização do V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, realizado em maio, quando foi abordado e aprovado como tese na comissão “As novas tecnologias e as fronteiras da mídia”. “O conselho executivo já havia decidido colocar o BUP em pratica antes do V Congresso, mas ele ter sido pautado e aprovado durante o evento aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Hoje já temos o sistema desenvolvido e ajustamos todo o ambiente estatutário para permitir que os veículos possam se associar mais facilmente”, explicou Caio Barsotti, presidente do Cenp.
Destacou que a entidade não tem o poder de impor obrigações ao mercado, porém ressalta que o BUP servirá como apoio e facilitador para que a questão, presente em Lei (mais precisamente no Art. 14 do Decreto 57.690/1966, que regulamenta a Lei 4.680/1965, o qual ressalta que “o preço dos serviços prestados pelo Veículo de Divulgação será por este fixado em tabela pública, aplicável a todos os compradores, em igualdade de condições, incumbindo ao Veículo respeitá-la e fazer com que seja respeitada por seus Representantes”) possa ser praticada. “Estamos criando condições para que os veículos cumpram essa imposição da lei. Com isso, evitamos práticas ainda existentes como a de representantes que possuem duas ou até três tabelas com valores diferentes. Nossa expectativa é dar mais transparência e segurança a todos os envolvidos”, completa Barsotti. O sistema ficará disponível, via web, para as agências certificadas e anunciantes associados ao Cenp. Atualmente, 250 veículos são filiados à entidade. Ao fim do primeiro ano, o órgão espera que 500 estejam a ela ligados e integrando o BUP. O lançamento do banco único de preços está previsto para janeiro de 2013. (Com informação o propmark)
Deixe seu comentário