Cerca de 40 líderes empresariais e associativos se reuniram em Brasília, para debater iniciativas que visam contribuir para o fortalecimento das agências e do mercado publicitário. Entre elas, avaliar o impacto das enchentes no RS sobre o setor
Líderes empresariais e associativos de todo o País participaram do “Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro”, na quarta-feira (22/05), em Brasília. Com a presença de cerca de 40 pessoas, o encontro foi promovido pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO, com o apoio do Sinapro-DF, para debater iniciativas que podem contribuir para o fortalecimento das agências, do mercado e das entidades associativas da indústria da comunicação.
“A realização do encontro está em sintonia com o objetivo macro do Ecossistema Sinapro/Fenapro de contribuir para o reposicionamento de relevância das agências de propaganda e a restruturação dos seus modelos de negócios”, conta Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, ao reiterar que o ecossistema vem trabalhando em uma série de projetos e agendas nesse sentido junto às lideranças da publicidade.
Uma das medidas anunciadas no encontro foi a realização de uma versão emergencial da pesquisa VanPro (Visão do Ambiente de Negócios) no Rio Grande do Sul, a fim de avaliar o impacto das enchentes sobre as pessoas e os negócios da propaganda. A pesquisa está sendo liderada pelo Sinapro-RS, com apoio do ecossistema Sinapro/Fenapro, e a iniciativa inclui a elaboração de um plano de trabalho para colaborar com o mercado a curto, médio e longo prazo.
“O encontro foi um momento importante para a troca de experiências, aprendizados e união, inclusive de apoio às agências gaúchas. São todos aspectos que contribuem para termos um Ecossistema Sinapro/Fenapro forte e representativo”, ressalta Queiroz.
Para Elanderson Correia, presidente executivo do Sinapro-SC o encontro de Brasília foi muito produtivo em termos de debates e conteúdos apresentados sobre as questões que estão na pauta do dia das agências de todo o País. “A participação no Encontro Nacional foi um momento de troca de conhecimento e de compreensão sobre as práticas de trabalho que outros Sinapros estão realizando em seus estados. Também saímos com algumas tarefas a serem realizadas com nossa diretoria e um plano de ação para projetos a serem realizados no segundo semestre de 2024”, destaca Correia.
Relevância dos Sinapros, gestão, licitações e um festival de criatividade
Um dos destaques da pauta do modelo #SinaproForte foi a apresentação de boas práticas de gestão, estimuladas pelos Sinapros de São Paulo, do Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, que deram resultados positivos para as agências de propaganda desses estados. São projetos que fazem parte do modelo #SinaproForte e que visam contribuir para a evolução das agências de propaganda.
Os Grupos de Trabalho (GT´s) do Ecossistema Sinapro/Fenapro também apresentaram os projetos que estão em andamento, como o Conecta Pro - plataforma de assinatura de conteúdos que oferece insights e pesquisas e vem evoluindo rapidamente desde o seu lançamento em abril último -; As Listas Referenciais de Custos Internos das Agências, que passam a contar com unificação das nomenclaturas dos serviços em âmbito nacional; o processo de certificação das agências pelo Cenp e a evolução das mudanças estatutárias nos Sinapros para modernização de suas estruturas.
Na pauta do encontro, foi destacado ainda o impacto da nova Lei Geral de Licitações, a Lei n° 14.133/2021, que vem sendo tratada pelas entidades por meio de debates de grupos de trabalho, a realização de workshops presenciais e da atualização dos modelos de editais e manuais de licitações. Outra novidade articulada pelo ecossistema é a realização do Festival Nacional de Criatividade, que terá etapas regionais e um evento nacional com a participação de agências de todo o Brasil.
A próxima edição do Encontro Nacional do Ecossistema Sinapro/Fenapro” em 2024 acontecerá em Vitória/ES, no dia 19/8.
Crédito das fotos do evento:
Hudson Soares
Deixe seu comentário