Com espírito e humor, Julio Cosi trouxe de volta algumas memórias da sua expressiva vida profissional e algumas passagens da vida pessoal. O livro “Bonitinha ou Ordinária” é para quem gosta de criatividade na comunicação comercial. O que você vai encontrar no livro são muitas histórias do mundo da propaganda, algumas cheias de glamour, outras sem - mas todas elas vividas e lembradas por um dos grandes publicitários brasileiros. Julio narra uma coleção de histórias, no seu modo de escrever, amistoso, sem erudição ou técnica complicada. Você lê como se fosse uma carta familiar.Além de descrever uma vida interessante, cheia de curiosidades, humor e alguma tristeza, "Bonitinha ou Ordinária" também ensina a criar e fornece os exemplos de propaganda superior. Ensina a buscar a estratégia adequada e como criar campanhas de propaganda partindo do zero. Talento é por conta do leitor.
“Bonitinha ou Ordinária...” começa mostrando três revoluções criativas: o Renascimento do século 14 ao 16, quando surge a perspectiva, o volume e a sombra, (como na vida real). A segunda revolução mostra o Impressionismo, em Paris na segunda metade do século 19, destacando a busca pela luz e o movimento. E por fim, a terceira, que aborda o Processo Criativo, a revolução liderada por William Bernbach, dos anos 40 aos 90.
Julio foi discípulo de Bill Bernbach, indiscutivelmente o mais importante publicitário do século 20, mas faz questão de esclarecer que falou com ele apenas no primeiro dia de estágio na Doyle Dane Bernbach. É mais exato dizer que Julio se tornou um discípulo dos apóstolos do mestre: Bob Gage, Dave Reider, Bill Taubin, Mary Wells, Helmut Krone, Bob Levenson, Bert Steinhauser, Lore Lionel, Phyllis Robinson, David Herzbrun, Paula Green e outros „monstros? da criação. Mas recebeu, um dia, das mãos do mestre Bernbach, no Rio de Janeiro, o primeiro troféu „Lâmpada de Ouro? pelo comercial da campanha “Século XX” (o bombardeio de Londres), criado pela Cosi, Jarbas, Sergino para o cliente Abril Cultural. Julio escreve bem e conta, em detalhes, como eram as coisas. Sua memória prodigiosa lhe facilita ser preciso na narrativa. O livro tem humor bem dosado e também mostra como ele e seus companheiros sempre se rebelaram contra a propaganda sem graça. Sem impacto.
Como diz Alex Periscinoto: “A publicidade brasileira tem duas fases: antes de J.C e depois de J. C.”.
Um livro que dispensa marcador: em cada página começa uma história interessante. O licro é indicado aos profissionais que procuram originalidade na criação. Aos veteranos profissionais de propaganda e/ou marketing que reconhecerão fatos, histórias e pessoas que fizeram a propaganda brasileira como ela é hoje. E indicado aos alunos cursando propaganda e marketing e aos jovens profissionais de agências, anunciantes ou veículos — que terão exemplos a seguir e erros a evitar. Julio Cosi é consultor de marketing e conselheiro de propaganda, além de cozinhar muito bem. Já publicou três livros de culinária.
Ficha técnica:
Editora: ESPM
280 páginas
Formato: 28,4 x 28,4 cm
Preço: R$79,00
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