O Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina existe desde 1981. Embora nunca tenha havido um Código de Ética escrito, as questões éticas sempre foram objeto de discussões internas e os casos de conflitos têm sido, de alguma forma, solucionados pela Diretoria ou diretamente entre as partes envolvidas. Agora, em atendimento a uma antiga aspiração da categoria profissional, foi criado, por iniciativa da Diretoria, um Conselho de Ética. Autônomo, ele elaborou o Código, contendo os princípios éticos que deve reger a atuação de suas associadas.
O Código de Ética está apoiado em três pilares:
O primeiro, indica que se inspirou essencialmente no código da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, considerado modelo e referência até para outros países da América do Sul.
O segundo pilar pressupõe que as agências associadas, ao aderirem a ele, estão se comprometendo também em seguir toda a legislação que rege a atividade e respeitar integralmente as normas de auto-regulamentação estabelecidas pelo CONAR-Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (1978) e pelo CENP-Conselho Executivo das Normas-Padrão (1998). Assim, tanto a legislação vigente na área da Publicidade como o CONAR e o CENP passam a ser partes integrantes do Código de Ética do Sinapro/SC.
Um terceiro pilar é o de que, intencionalmente, o Código de Ética do Sinapro/SC procurou ser enxuto, minimalista, sem o fastidioso detalhismo que costuma permear esse tipo de documento. Acreditamos que quanto mais simples, mais fácil de ser entendido – e cumprido. Em suma, o Código contem as normas básicas que devem reger o relacionamento das Agências de Publicidade catarinenses com os clientes, veículos e fornecedores de serviços de comunicação. E, obviamente, entre si.
O nosso Código inclui também dois conceitos modernos: a Responsabilidade Socioambiental da Publicidade e a Responsabilidade da Publicidade para com os Consumidores quanto ao consumo responsável, consciente, e ao comportamento social.
O Conselho de Ética analisará também reclamações das agências associadas ao Sinapro/SC com relação às condutas consideradas antiéticas dos Clientes-Anunciantes, Veículos de Comunicação e de Fornecedores de Serviços Especializados em Comunicação.
Por último, mas não menos importante, cabe destacar que o Código de Ética zela pela imagem pública da publicidade como um negócio sério e indispensável para o desenvolvimento dos negócios. Deixa, também, absolutamente claro para os agentes do setor, que sem ética o negócio da publicidade não tem futuro e não terá o respeito da Sociedade.
Daniel Araújo
Presidente do Sinapro/SC
Francisco Socorro
Presidente do Conselho de Ética
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