O contato direto com o jornal, a rádio e a televisão pode (e deve!) ser complementado por uma nova gama de mídias especializadas e de igual abrangência. Essas novas possibilidades para divulgação online surgiram recentemente com a maior aderência do consumidor à internet. Assim, o profissional começa a traçar planos estratégicos que incluam os blogueiros, as mídias sociais e qualquer meio necessário para o melhor alcance da informação. A utilização da internet passa a ser importante também para monitorar o assessorado ou instituição – desde sua marca, até qualquer palavra-chave que tenha ligação direta com atividade ou produto divulgado. Observar diariamente o que é dito nas redes sociais é uma garantia para novas pautas e ideias. O planejamento, então, é feito além das demandas sugeridas pelo próprio cliente, mas também uma conversa com quem é diretamente interessado no assunto. Quem está criticando ou elogiando nas mídias sociais está utilizando o produto ou observando a instituição e, por isso, é importante alvo para a divulgação. Deve-se responder às necessidades desse novo receptor da informação, que já demonstrou interesse em se engajar no assunto difundido.
O monitoramento funciona também como importante ferramenta para prevenção de crise. O assessor ou RP que mantém uma postura pró-ativa nas redes sociais pode detectar o início de um viral que critique o cliente e responder às pessoas para evitar que o comentário se alastre causando uma maior crise à empresa ou instituição. Além disso tudo, é possível pensar a melhor maneira para prever como será trabalhada a pauta dentro do planejemento, pois a internet comporta todas as opções de utilização da informação: um produto pode ser explicado tanto em vídeo, quanto em texto e áudio. Fica à escolha saber qual a melhor maneira para alcançar o público-alvo que irá beneficiar o cliente.
Mostrando as melhores práticas de assessoria de imprensa e RP na era digital, Mariana Moreira estará em Florianópolis nos dias 31 de agosto e 01 de setembro para ministrar curso da Clear Educação e Inovação. Mariana Moreira tem mais de 10 anos de experiência. Foi responsável pelo planejamento e execução de projetos de comunicação digital nas empresas Editora Globo, Banco Real, Showlivre.com e agências, para clientes como Bayer, Brahma, o Governo de São Paulo, Leroy Merlin, McDonald’s, Ministério do Turismo e Wal-Mart. As matrículas podem ser feitas através do site http://www.cleareducacao.com.br. Associadas do Sinapro/SC têm 30% de desconto .
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