O Sinapro/SC Regional Sul reuniu mais de 300 profissionais de publicidade, veículos de comunicação, gráficas e produtoras de todo Sul do Estado, para debater com representantes de entidades da comunicação, na noite de ontem (2), no Centro de Eventos Oásis de Criciúma. “Parece que o mercado do sul de Santa Catarina está começado hoje. Nunca vi um evento desta magnitude no Brasil”, comentou o presidente do Conselho Executivo de Normas-Padrão, Caio Barsotti, na abertura do evento. Para ele, não se pode prescindir a ética de mercado. “Não interessa para nenhum veículo ter agências frágeis, por isso o CENP certifica a qualidade técnica das agências de propaganda. Se não há respeito, não há negócio”, explicou.
O presidente do Sinapro SC, Daniel Araújo, disse que todas as agências competem diariamente, mas é muito importante competir com ética. “Precisamos nos valorizar, esse negócio de fazer a qualquer custo está errado. Com conversa e união podemos ter um mercado maior e melhor”, recomenda. A presidente do Sindicato dos Jornais e Revistas (Sindejor), Isabel Baggio, troca a competição pela competência e defende a convergência com ética, qualidade e eficiência. “Ou nós prestamos um bom serviço ou o mercado vai nos consumir. O cliente não quer preço baixo, ele quer é resultado”.
Na avaliação da presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Marise Hartke, a competição está para incentivar a competitividade e aprimorar o desenvolvimento tecnológico. “A nossa área da comunicação tem rapidez nos avanços tecnológicos. Temos que aprender a trocar o pneu com o carro andando, mas tudo passa pela ética. O espírito coletivo deve sobrepor o individualista”, disse.
Segundo o presidente da Central de Outdoor, Flávio Siqueira, todos profissionais fazem parte da mesma indústria onde um é a roda e o outro é o motor. O problema, de acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Vitor Zanette, é que falta ética em todos os setores. “A ética é tudo na vida de uma empresa e das pessoas”, declarou.
O diretor regional sul do Sinapro, Amarildo Passos, agradeceu a participação dos colegas e disse que é chegado o momento do grupo reconhecer que o mercado é único. “’Com este Painel, temos o dever de ser referência para Santa Catarina e o Brasil. A semente foi germinada para mudar a realidade futura. É convergindo que vamos tornar um mercado melhor para todos”, finalizou.
O evento contou, ainda, com a apresentação do grupo Badú Batuque, distribuição de bolas e o tradicional Carnevale de Venezia, apresentado pelo Grupo Folclórico ítalo Brasileiro de Nova Veneza. Um jantar de confraternização entre os profissionais da comunicação encerrou o evento. (Cobertura de Filipe Casagrande)
Deixe seu comentário