[caption id="attachment_1616" align="alignleft" width="150" caption="Zeno Vieira, do Instituto Mapa"] [/caption]
No próximo dia 20 será apresentada ao mercado publicitário catarinense a pesquisa Mercado da Veiculação Publicitária 2009. Será em café da manhã, às 8:30 h no Hotel Blue Tree, em Florianópolis. A pesquisa é realizada pelo Instituto Mapa em parceria com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO/SC), Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP/SC), Associação dos Diários do Interior (ADI), Associação dos Jornais do Interior (ADJORI) e Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de SC (SINDEJOR). A pesquisa é referente ao ano de 2008.
“Temos grandes novidades para a edição deste ano. Primeiro, tivemos uma amostra superior a edição passada, ou seja, um maior número de respondentes. Desta maneira, o aumento na adesão representa uma melhora na qualidade do resultado e um tipo de informação prestada com nível superior de confiabilidade”, analisa o presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira (Zeno). Na evolução do modelo de pesquisa, na edição deste ano, o Instituto ampliou o universo analisado, indicando a participação de TVs por Assinatura e Revistas na divisão do bolo publicitário.
Num cenário de crescimento pela busca de informações cada vez mais precisas do mercado com foco na tomada de decisões, o Instituto Mapa, em parceria com as entidades do trade de comunicação de Santa Catarina, lança ainda em 2009 a pesquisa Anunciantes 2009. A análise irá traçar um perfil dos principais clientes, apontando os contornos do comportamento dessas marcas no momento de decidir sobre a compra de mídia. Investimentos em rádio, TV, jornal, revista, PDV; existência de departamentos de marketing ou bureaus internos são alguns aspectos que irão orientar a análise.
O presidente do Instituto MAPA adianta que para 2010 uma terceira pesquisa, também realizada em conjunto com o trade de comunicação, completará o ciclo de análise do mercado publicitário catarinense. Será a vez das agências de publicidade de Santa Catarina serem o objeto de estudo. Quais e quantas são as agências de Santa Catarina? Qual a estrutura das agências? Todas as agências sediadas no Estado têm produção somente local? De onde são seus clientes? Em que cidades do Estado estão essas agências? Quantas usam fornecedores locais e de fora do Estado? Existem agências que mantêm escritórios em outros Estados? Quantas têm parceria com agências do centro do país? Quanto da verba das agências é destinada para rádio, TV, jornal, revista ou PDV? Essas e outras questões irão traçar o perfil das agências catarinenses. O estudo se inicia em 2010 e deverá ser entregue ao mercado no final daquele ano.
“Santa Catarina se diferencia novamente do resto do país. Até agora, tínhamos somente a Pesquisa Intermeios, produzida pela Meio & Mensagem, como informação parametrizada. O Instituto MAPA, com apoio e patrocínio do trade de comunicação, oferece ao mercado hoje uma metodologia de pesquisa, capaz de apontar tendências verdadeiramente catarinenses, pois alguns dados levantados por nós até mesmo contestam levantamentos da Intermeios. Isso permite um novo momento, uma nova referência”, destaca Zeno. (Chico Alves, da redação Making Of. Reprodução autorizada.)
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