O Sindicato trouxe para o Estado os melhores momentos do maior festival de publicidade e criatividade do mundo
Mais de 1 mil profissionais e acadêmicos da área da comunicação prestigiaram este ano o projeto Cannes Lions Road Show, que rodou o interior do Estado para apresentar as campanhas mais premiadas em 2017 no maior festival de publicidade e criatividade do mundo, promovido na França. No total foram seis encontros, em cidades diferentes (Itajaí, Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Joinville e Tubarão), guiados pelo jornalista Jailson de Sá, editor do portal AcontecendoAqui, que há cinco anos acompanha tudo de perto à convite do Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC) e traz para cá uma seleção do que foi apresentado por lá.
"Cannes Lions tem passado por um processo de transformação e desde 2012 deixou de ser apenas um festival de publicidade para ser um encontro que discute inovações em comunicação e marketing para transformar a vida das pessoas. Neste ano participaram 15.000 pessoas e 41.000 peças estavam inscritas em busca de Leões. As agências levaram campanhas em que o foco não está mais no consumo, e sim no engajamento social das marcas e da comunidade", comenta Jailson.
Entre os trabalhos mais comentados e elogiados ao longo das apresentações, o jornalista destaca três cases, sendo que alguns seguem essa linha: A campanha da Heineken para o final da UEFA, produzido pela Publicis; a ação da Whirlpool, que melhorou o aproveitamento de crianças em escolas americanas, com a implantação de máquinas de lavar e secar roupas nas unidades; e o trabalho de uma ONG, que fez uma campanha focada no Instagram para alertar sobre o problema do alcoolismo.
"Nessa ação, uma moça de 25 anos viaja por vários lugares no mundo e diariamente posta tudo no aplicativo. Em 60 dias ela conseguiu atingir mais de 150 mil seguidores, que compartilharam, curtiram e elogiaram as imagens. Mas, o que ninguém comentou foi que em todas as imagens ela aparece com um copo ou garrafa de bebida ao lado. Esse é um bom exemplo de melhor custo-benefício, já que é barato de fazer e com grande alcance. Durante os encontros, muitas agências avaliaram como sendo a mais viável para se fazer algo similar por aqui", explica Jailson.
O Cannes Lions Road Show é uma realização do Sinapro/SC em parceria a Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), site Acontecendo Aqui e Sinergy Novas Mídias, que tem como objetivo trazer para Santa Catarina os principais temas de mercado que estão em discussão no mundo, como a força dos meios de comunicação, os desafios das agências e a machine learning.
"Com o projeto buscamos compartilhar o conhecimento com quem não teve a oportunidade de participar do festival da forma mais ampla possível, por isso o formato de Road Show, para que possamos alcançar também os profissionais do interior do Estado", destaca o Presidente do Sinapro/SC, Pedro Cherem, que aposta na produção e disseminação de conteúdo para colaborar com o aperfeiçoamento e atualização dos profissionais do mercado da comunicação.
Deixe seu comentário