Rodrigo Cierco: "70% dos brasileiros gostam de publicidade no geral"
Gerente da filial Kantar Ibope Media em Curitiba (PR) e formado em Propaganda e Marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (SP), Rodrig Cierco apresentou no Mídia Sul 2017 a palestra “Conexões 2017”. Trata-se do resultado de um estudo da Kantar Ibope Media com o impacto das inovações de comunicação – tanto na quantidade de canais disponíveis quanto nas inúmeras maneiras de utilizá-los para consumir conteúdo. O público da pesquisa é o "adulto conectado" com mais de 18 anos e acesso à internet. O estudo foi realizado nos cinco maiores países (Estados Unidos, Inglaterra, França, Brasil e China) com mais de cinco mil consumidores e 40 líderes de grandes multinacionais.
Enquanto o estudo mostrou que 70% dos brasileiros gosta de propaganda de um modo geral, Cierco aponta que é importante estar atento à frequência, pois 71% dos entrevistados considera que vê o mesmo anúncio de forma repetida. "E o gosto pela propaganda está ligado à consistência das mensagens. Ela é valorizada se tiver relevância. E as pessoas percebem que as campanhas não são mais massificadas, estão sendo feitas para ela, com formas e canais de comunicação distintos", apontou o palestrante.
Confira alguns dados apresentados:
Alguns resultados do estudo feito em 5 países (Estados Unidos, Inglaterra, França, Brasil e China):
- Mais de 70% dos adultos conectados (no Brasil são 78%) já possuem acesso em 3 ou mais devices conectados.
- Quase 50% consideram os resultados recomendados por buscadores como propaganda
- Quase 50% têm conhecimento do que é uma campanha crossmedia (que usa diversas plataformas, inclusive a internet)
- 69% dos adultos conectados no Brasil vão procurar uma marca após serem impactados por uma campanha crossmedia, acima da média dos outros países
- 69% deles, após serem impactados por campanhas cross media, vão buscar mais informações em algum ambiente virtual.
- Hoje 1/4 dos brasileiros já costuma seguir as marcas preferidas nas redes sociais.
- 70% dos brasileiros gostam da publicidade no geral, gostam de propaganda e estão antenados às novas tecnologias. Estão se sentindo impactado em formas e meios distintos
- 71% apontam que às vezes vêem o mesmo anúncio de forma repetida
- Mais da metade dos brasileiros apontam que a TV é interessante e oferece assunto para conversas
No Brasil:
- Em 2014 83% das pessoas usavam internet pelo desktop, em 2016 eram 53%
- 52% usavam a internet pelo celular em 2014, em 2016 já eram 87%
- Em média pessoas que têm acesso a dois meios estão expostas a 8h40 de mídia por dia no Brasil
- Pessoas que têm acesso a três meios ficam expostas 9h52 de mídia por dia
- Com acesso a 6 meios, são 10h05 a que os brasileiros ficam expostos à mídia por dia
- 32% habitualmente já consomem TV e internet simultaneamente
Para Cierco, os 4 pilares que incentivam ambientes em transformação:
- Incerteza e mudanças - 82% dos brasileiros estão cientes disso
- Tempo flexível - horários flexíveis e subversão dos períodos do dia
- Identidades em evolução - as pessoas são betas permanentes, 74% acreditam que podem viver ivres e se transformar
- Nativos digitais - Milennials e Centennials
Quem é Rodrigo Cierco | Kantar Ibope Media
Gerente da filial Kantar Ibope Media em Curitiba (PR), é formado em Propaganda e Marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP (SP). Atuou na empresa americana AC Nielsen (São Paulo) durante dois anos (área de Client Service) e há 15 anos está na Kantar IBOPE Media, onde iniciou sua carreira na matriz do Ibope (SP) como Analista de Atendimento. Com a palestra “Conexões 2017”, apresentou no Mídia Sul estudo da Kantar Ibope Media com o impacto das inovações de comunicação – tanto na quantidade de canais disponíveis quanto nas inúmeras maneiras de utilizá-los para consumir conteúdo - entre aqueles que carregam as tendências de consumo crossmedia: o “adulto conectado”.
Deixe seu comentário