A notícia chega a Santa Catarina, um dos estados que lidera essa classificação, como um reflexo da tendência de investimento cada vez maior do anunciante local na propaganda profissional. O recentemente apresentado estudo do Instituto Mapa com o trade catarinense sobre os investimentos em mídia aponta que os anunciantes locais (da região de cada veículo) e os estaduais (de SC, mas não da região do veículo), são responsáveis por cerca de ¾ (73%) do faturamento dos veículos com veiculação publicitária no estado. “Nosso trabalho de aproximação com as agências nas cidades de todas as regiões nas quais o Sinapro está representado tem sido de fortalecimento da atividade pelo conhecimento, com palestras, cursos e reuniões setoriais e também pelo cumprimento das normas-padrão, o que torna o ambiente competitivo saudável para o seu desenvolvimento”, comenta a presidente do Sinapro-SC, Rosa Senra Estrella, sobre os dados da Fenapro.
A Federação das Agências considera que o setor vem acompanhando o movimento crescente de ampliação dos negócios e da atividade econômica nas várias regiões brasileiras, à medida que novos polos econômicos se consolidam e apresentam, como consequência, um processo de descentralização da atividade publicitária com o fortalecimento do setor em todo o País.
Segundo o estudo, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná lideram em número de agências instaladas no interior. Outra influência no cenário de descentralização é a conjugação da atividade industrial com o agronegócio, o que garante que muitas cidades da região Sul, além de São Paulo, tenham uma economia forte, com reflexo na atividade publicitária. Considerando apenas o interior da região Sul, por exemplo, há mais de 1,7 mil agências em atividade. A Fenapro atribui também a essa realidade o apoio concedido pela atuação dos Sinapros e da Federação. A entidade reconhece o momento importante de transformação da atividade, acompanhando a evolução que ocorre em São Paulo e no Rio de Janeiro, com reflexos no perfil de atendimento das agências locais. Tanto que estas ganham seu espaço no mercado regional e também nas operações de grandes marcas nacionais atentas ao mercado de consumo local.
ESTADO
Capital
Interior
TOTAL
Acre
12
0
12
Alagoas
31
2
33
Amapá
26
1
27
Amazonas
83
1
84
Bahia
266
213
479
Ceará
273
28
301
Distrito Federal
382
0
382
Espírito Santo
226
176
402
Goiás
266
157
423
Maranhão
46
8
54
Mato Grosso
84
94
178
Mato Grosso do Sul
147
76
223
Minas Gerais
744
642
1.386
Pará
116
46
162
Paraíba
38
12
50
Paraná
455
455
910
Pernambuco
136
88
224
Piauí
54
3
57
Rio de Janeiro
884
160
1.044
Rio Grande do Norte
67
10
77
Rio Grande do Sul
628
604
1.232
Roraima
64
-33
31
Rondônia
19
0
19
Santa Catarina
253
675
928
São Paulo
4.879
3.664
8.543
Sergipe
56
1
57
Tocantins
64
19
83
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